DHCP: Criando um novo escopo no Windows Server

Fala galera!  Vou ensinar a como criar um escopo para distribuição de IPs utilizando a console de gerenciamento do DHCP. Para isso, pressuponho que já tenhamos instalados a feature DHCP Server no servidor, certo? Borá lá amigos!

Abra a console de gerenciamento do DHCP, como mostrado na figura abaixo.

img-01-dhcp

Figura 01

Com a console aberta, vamos criar nosso escopo. O primeiro passo é realizar a autorização para que o DHCP possa distribuir IPs para o escopo que iremos criar, se esse passo não for realizado, os computadores da sua rede não receberão endereços IPs.

Para isso, clique com o botão direito sobre o nome do servidor, que no meu caso está como srv-01.empresa.local e clique em Authorize. Pronto, agora podemos dar sequência.

img-02-dhcp

Figura 02

Agora, vamos criar nosso escopo. Clique com o botão direito sobre IPv4 e por fim em New Scope, como mostra a figura abaixo.

img-03-dhcp

Figura 03

O wizard de criação do novo escopo é mostrado, podemos clicar em Next.

img-04-dhcp

Figura 04

O primeiro passo é definir o nome do escopo e também uma possível descrição. Feito isso, clicamos em Next.

img-05-dhcp

Figura 05

Agora sim, a janela principal onde iremos criar o escopo, definindo o IP inicial e o IP final, bem como também abaixo a mascara na qual a rede irá utilizar. Após definirmos, podemos clicar em Next.

img-06-dhcp

Figura 06

A próxima janela nos mostra que também é possível dentro do escopo, definirmos uma faixa de exclusão, onde esses IPs não serão atribuídos. A vários casos que esse tipo de configuração é necessária, como impressoras que utilizam IP estático. No nosso caso, não vou criar nenhuma faixa de exclusão. Clique em Next.

img-07-dhcp

Figura 07

Agora, vamos definir o período de concessão que os IPs distribuídos irão permanecer nos dispositivos, por padrão o valor é de 8 dias, mas podemos mudar isso para que atenda melhor nosso ambiente. Vou deixar o padrão e clicar em Next.

img-10-dhcp

Figura 08

Por fim, é perguntado se queremos realizar mais algumas configurações. Vou marcar No, I will configure these options later e clicar em Next.

img-08-dhcp

Figura 09

E por fim, clicar em Finish.

img-09-dhcp

Figura 10

Temos nosso escopo configurado, mas repare que aparece um sinal em vermelho no escopo indicando que ele ainda não foi ativado.

img-11-dhcp

Figura 11

Para isso, vamos clicar com o botão direito sobre o escopo que criamos, e escolher a opção Activate e pronto.

Não deixe de inscrever-se e receber todas as novidades!

Até mais! 🙂

Rodrigo Felipe Betussi on EmailRodrigo Felipe Betussi on FacebookRodrigo Felipe Betussi on InstagramRodrigo Felipe Betussi on LinkedinRodrigo Felipe Betussi on Twitter
Rodrigo Felipe Betussi
Administrador de Sistemas em tecnologias Microsoft, Arcserve e Kaspersky na Visual Systems. Sou MCP (Microsoft Certified Professional). Formado em tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas no Instituto Federal de São Paulo. Amplo conhecimento em tecnologias de virtualização e sistemas de gerenciamento de backup Gosto muito de estudar novas tecnologias e fazer networking. Apaixonado por heavy metal, principalmente Iron Maiden! \o/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *