Estudar de GRAÇA?! Sim! Conheça o Microsoft Virtual Academy

Fala galera! A dica de hoje é muito legal e você irá gostar bastante. Afinal, trata-se de uma plataforma completa de estudos gratuita. Isso mesmo que eu acabei de escrever! De graça! Na faixa! (rs)

Bom, vamos começar falando sobre o que é o Microsoft Virtual Academy ou, como é conhecido no meio, MVA. O MVA é uma plataforma online criada pela Microsoft com vários cursos em diversos nichos de tecnologia. A primeira vez que utilizei foi lá no ano de 2011, quando fazia um curso presencial de Windows Server 2008 R2 e o professor nos apresentou essa poderosa ferramenta. Fiquei fascinado com a grande quantidade de conteúdo que a plataforma podia me oferecer e, de lá para cá, fiz dezenas de cursos e não parei mais: a coisa é viciante!

Chega de blá-blá-blá e vamos começar a aprender a usar o MVA. Para utilizar a plataforma, basta ter uma conta Microsoft e acessar o endereço (http://mva.microsoft.com). Ah, não se preocupe, caso não tenha uma conta, cadastra-se rapidamente lá mesmo. Vamos lá?

Feito o logon com sua conta, a página principal do MVA é aberta.

mva-01

Figura 01: Página principal do MVA.

O MVA é dividido em tipos de tecnologia (Desenvolvimento, Infraestrutura e Banco de Dados) – há também uma área voltada para estudantes.  Dentro desses grupos são abordados diversos temas em cursos de rápida duração. Agora, vamos escolher a área que iremos estudar. No exemplo deste artigo, vou utilizar o tema Cloud.

mva-02

Figura 02: Pesquisa dos cursos.

Perceba que ao lado esquerdo temos vários campos de busca e as opções relacionadas com o tema que escolhemos já aparecem filtradas.

Para cada curso, temos sua avaliação e grau de dificuldade. Também podemos marcar o curso e colocá-lo em uma lista de aprendizagem – como mostrarei no fim do artigo.

A página principal do curso é formada por alguns elementos padrões, como a janela principal, em que é apresentado o vídeo correspondente ao tópico selecionado e, ao lado direito, temos todos os módulos abordados no curso. Em alguns cursos, ao fim de cada módulo é possível que haja uma avaliação. Os módulos possuem vários recursos para o estudo, como vídeos, artigos em PDF, links técnicos para o TechNet e também datasheets de produtos.

mva-03

Figura 03: Exibição dos conteúdos.

Navegando pela interface do MVA, podemos nos deparar com o menu Dashboard, que nada mais é que a central de todos os cursos que estamos fazendo ou que já concluímos. Podemos notar três opções nessa página: Meu Plano de Aprendizagem, Cursos em Andamento e Cursos Concluídos.

mva-04

Figura 04: Dashboard do MVA.

Meu Plano de Aprendizagem

Como o próprio nome diz, aqui podemos personalizar o modo no qual iremos fazer os cursos, podendo definir categorias e prioridades. Para adicionar um novo plano de aprendizagem, clicaremos em Adicionar Plano de Aprendizado, definimos um nome. No exemplo, vou utilizá-lo como NUVEM. Afinal, aqui vou querer fazer cursos relacionados ao tema.

Criado o plano de aprendizagem, utilizaremos a caixa de busca (Pesquisa de cursos) e digitaremos NUVEM. Perceba que vários cursos relacionados ao tema aparecerão. Iremos escolher o primeiro (Fundamentos de Computação em Nuvem) clicando no botão “+ Plano de aprendizado”. Ao clicarmos no botão, uma caixa se abre logo abaixo. Veja que o plano de aprendizagem que criamos anteriormente é listado para seleção, marque a opção e clique em Inscrição.

mva-05

Figura 05: Criando plano de aprendizagem.

Cursos em andamento

Nesta seção, são apresentados os cursos que já foram iniciados. Não é necessário terminar um curso para fazer outro: todos podem ser feitos em paralelo sem problema algum. Outro fato interessante é que, quando um curso é atualizado pela Microsoft, um sinal verde abaixo do nome do curso é mostrado, indicando que o mesmo possui atualização de conteúdo. Legal, não é?!

mva-06

Figura 06: Cursos em andamento.

Cursos concluídos

Aqui ficam os cursos que foram concluídos. O mais legal é que podemos fazer o download do certificado de conclusão em formato PDF com assinatura do gerente geral da Microsoft.

mva-07

Figura 07: Cursos concluídos.

mva-08

Figura 08: Certificado de conclusão.

E você, está esperando o que para começar? Viu como é fácil, organizado e simples de estudar todas as tecnologias Microsoft? Não quero mais desculpas, certo?

Ah, você também pode aprender de graça com o pessoal do MTI (Mixed Technology Influencers), veja a página oficial do grupo no Facebook clicando aqui!

Até a próxima! 🙂

Rodrigo Felipe Betussi on EmailRodrigo Felipe Betussi on FacebookRodrigo Felipe Betussi on InstagramRodrigo Felipe Betussi on LinkedinRodrigo Felipe Betussi on Twitter
Rodrigo Felipe Betussi
Administrador de Sistemas em tecnologias Microsoft, Arcserve e Kaspersky na Visual Systems. Sou MCP (Microsoft Certified Professional). Formado em tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas no Instituto Federal de São Paulo. Amplo conhecimento em tecnologias de virtualização e sistemas de gerenciamento de backup Gosto muito de estudar novas tecnologias e fazer networking. Apaixonado por heavy metal, principalmente Iron Maiden! \o/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *