Novidades no licenciamento do Windows Server 2016

Fala galera! No artigo de hoje trarei uma das novidades do Windows Server 2016, lançado no final de Setembro do ano passado.

O licenciamento do Windows Server 2016 mudou em relação ao seu antecessor, o Windows Server 2012 R2 lançado em 2014. Antes o licenciamento era baseado por número de processadores + CAL fazendo que a cada 2 processadores físicos no servidor fosse necessário a compra de mais licenças. Além disso, as famosas CAL de acordo com seu número de usuários.

Já no Windows Server 2016 a forma de licenciamento é feita por núcleos ou cores e não mais por processador. Vamos ao exemplo. Supomos que você tenha um servidor com 1 processador físico e nele tenha 8 núcleos, será necessário a compra de 8 licenças de Windows Server 2016, já que cada licença cobre 2 núcleos. Importante: a Microsoft exige a compra mínima de 8 licenças. As CALs continuam da mesma maneira, se você tem 150 usuários acessando seu servidor de arquivos, você precisará da mesma quantidade de CALs de acesso.

Mas Rodrigo! Essa brincadeira ficará muito cara!!! Terei que comprar 8 licenças?!?! Calma!!! Não é bem assim, segundo a Microsoft o valor de 8 licenças do Windows Server 2016 é o mesmo de que uma licença do Windows Server 2012 R2! Ficou mais tranquilo agora né! Eu sei… também fiquei assustado quando descobri isso…

Bom, 0 pessoal da Info Business fez um guia pra ajudar a gente! Basta clicar no link abaixo:

http://infob.com.br/como-comprar-o-windows-server-2016/

Até mais! 🙂

Rodrigo Felipe Betussi on EmailRodrigo Felipe Betussi on FacebookRodrigo Felipe Betussi on InstagramRodrigo Felipe Betussi on LinkedinRodrigo Felipe Betussi on Twitter
Rodrigo Felipe Betussi
Administrador de Sistemas em tecnologias Microsoft, Arcserve e Kaspersky na Visual Systems. Sou MCP (Microsoft Certified Professional). Formado em tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas no Instituto Federal de São Paulo. Amplo conhecimento em tecnologias de virtualização e sistemas de gerenciamento de backup Gosto muito de estudar novas tecnologias e fazer networking. Apaixonado por heavy metal, principalmente Iron Maiden! \o/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *