Utilizando os recursos de Memória Dinâmica e Smart Paging no Hyper-V

Fala galera!

Vamos direto ao ponto! Você sabe utilizar os recursos de Memória Dinâmica e Smart Paging no Hyper-V?! Bom, fique tranquilos porque se você ainda não sabe, hoje vou explicar de uma maneira bem simples o conceito desses dois recursos presentes no Hyper-V.

Introduzida lá no Windows Server 2008 R2, o recurso Memória Dinâmica prove que seja possível definirmos uma configuração de inicio, memória minima e máxima para as máquinas virtuais.

Quando criamos uma nova máquina virtual, essa opção é mostrada no wizard. Como podemos ver na figura abaixo. (Figura 01). Lembrando que aqui, não conseguimos definir o valor mínimo e máximo de memória.

 

Figura 01

 

Já no caso de possuirmos uma máquina virtual pronta, podemos acessar as configurações e escolher em memória a opção de memória dinâmica, bem como definir o valor mínimo e máximo, como também a porcentagem de buffer e o peso da memória desta máquina virtual em relação a outras que possuímos no mesmo Hyper-V.  (Figura 02).

 

Figura 02

 

Simples não é!

Agora vamos aprender um pouco sobre o Smart Paging. Este recurso foi introduzido no Windows Server 2012 e tem como principal objetivo usar um arquivo no disco do host para simular a memória e atender aos requisitos de memória de inicialização quando a mesma exceder a configuração de memória mínima. Ele não precisa ser habilitado, a única configuração é local onde será armazenado o arquivo de paginação.

 

A configuração do local onde o arquivo de paginação ficará é realizado nas configurações da máquina virtual, ilustrado na figura abaixo. (Figura 03).

 

Figura 03

 

Um exemplo da utilização do Smart Paging é quando nosso host de virtualização possui menos memória do que configurado na máquina virtual.

Viu como é simples e fácil a utilização destes dois recursos!

Espero que tenham gostado e até o próximo artigo! 🙂

Rodrigo Felipe Betussi on EmailRodrigo Felipe Betussi on FacebookRodrigo Felipe Betussi on InstagramRodrigo Felipe Betussi on LinkedinRodrigo Felipe Betussi on Twitter
Rodrigo Felipe Betussi
Administrador de Sistemas em tecnologias Microsoft, Arcserve e Kaspersky na Visual Systems. Sou MCP (Microsoft Certified Professional). Formado em tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas no Instituto Federal de São Paulo. Amplo conhecimento em tecnologias de virtualização e sistemas de gerenciamento de backup Gosto muito de estudar novas tecnologias e fazer networking. Apaixonado por heavy metal, principalmente Iron Maiden! \o/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *